O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) recebeu hoje (24) um cronograma para a implantação do Bilhete Único no transporte público municipal. A agenda pode sofrer alterações nas datas, mas a expectativa é de que em dezembro o projeto esteja funcionando. Antes disso, entre outras coisas, estão previstas realizações de audiências públicas.
- Junto com as obras do PAC da Mobilidade, o Bilhete Único será uma das ações mais importantes do transporte público em nossa cidade - disse Neto.
A programação foi apresentada pelo diretor da Suser-VR, Paulo Barenco. Ele explicou que está em andamento a primeira fase do projeto, que visa estudar o conjunto de linhas de transporte e o dimensionamento do serviço que será prestado.
- Esta primeira fase está sendo feita com apoio de uma assessoria externa. Com base nesse estudo virá a segunda fase, prevista para acontecer entre fevereiro e abril, que consistirá em pesquisas de campo sobre o transporte público de Volta Redonda - ressaltou Barenco.
Parte das mais aguardadas no processo de implantação, as audiências públicas estão programadas para acontecer em maio. Nesta fase os estudos serão apresentados e o projeto discutido com diversos setores da população. Os encontros devem acontecer na Câmara Municipal.
Está sendo preparado também o edital de concorrência para as empresas interessadas em operar o sistema de transporte público. Em agosto serão abertas as propostas e até dezembro o projeto deve estar implantado, ou em fase final de implantação.
Neto diz que reunião em Brasília vai discutir PAC da Mobilidade
Neto também confirmou que no próximo dia 31 será realizada, em Brasília, mais uma reunião visando a liberação de recursos do PAC da Mobilidade Urbana.
O encontro está sendo organizado pelo Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, ligado ao Ministério das Cidades.
- Volta Redonda inscreveu projetos que podem resultar em R$ 60 milhões para serem investidos em melhorias no trânsito - ressaltou o prefeito.
O projeto elaborado pela Suser contempla 18 quilômetros de ciclovias e outros 6,5 quilômetros de calçadas voltadas para acessibilidade. Está prevista ainda a implantação do Bus Rapid System (BRS), que são os conhecidos corredores expressos para ônibus. A cidade ganharia ainda novos terminais rodoviários em pontos chaves para integração do transporte público.
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