Siga no kwai Adeilson Guia LOcal de Penedo RJ

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Volta Redonda recebeu feira cultural Global Village no fim de semana



Como parte da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Volta Redonda recebeu neste final de semana a feira cultural Global Village. O evento, que foi realizado no Memorial Getúlio Vargas é uma realização da AIESEC Volta Redonda, com apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Coordenadoria Municipal da Juventude.
       “O Global Villageé uma Feira multi-cultural, que tem como objetivo reunir informações e curiosidades de países de todas as partes do mundo, e assim instigar a curiosidade da população e mostrar ao público a importância de viver em um mundo globalizado e conhecer as diferentes culturas, para então entendê-las e respeitá-las”, explicou o coordenador geral do evento, Pedro Rodrigues.



       De acordo com Diego Marques, coordenador de logística, a iniciativa trouxe intercambistas de diferentes partes do mundo que estão realizando projetos em Volta Redonda e brasileiros que tiveram a mesma experiência em outros países. “Estiveram presentes na feira representante da Colômbia, Estados Unidos, México, Itália, Alemanha, Filipinas, Equador, Polônia, Rússia e China. Os estrangeiros moram aqui na cidade em casas de famílias ou repúblicas, que cedem um espaço em suas casas durante o tempo em que eles executam seu trabalho nas instituições”. Os representantes de cada país apresentaram uma mostra de músicas, imagens, objetos e particularidades, além da degustação de alimentos e bebidas típicas.



      O presidente da Aiesec, Rafael Toledo, elogiou a estrutura preparada para o evento. “Tivemos a interação de diversos setores para a realização do evento na cidade como a prefeitura e as empresas privadas que aqui participaram.  A nossa proposta maior é desenvolver a liderança dos jovens para que se tornem pró-ativos e cada vez mais façam a diferença na sociedade. Os jovens devem se desafiar para vencer e ajudar no desenvolvimento da sociedade”, disse Toledo.
     “Promover um encontro como o Global Village é uma iniciativa que está em sintonia com a política do governo federal de estimular a formação dos nossos jovens em nível internacional, assim poderemos contribuir para o desenvolvimento econômico de Volta Redonda e região, fomentando uma melhor qualificação de estudantes e profissionais para o mercado de trabalho que, a cada dia, necessita de mais profissionais que falem outros idiomas e tenham experiência internacional”, destacou a coordenadora Municipal da Juventude, Kika Monnteiro.



     Ainda de acordo com Kika, cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a feira cultural. “A participação de todos foi excepcional. Mais uma vez nossa cidade sai na frente e faz política pública para a juventude . Eventos como este fortalece os nossos jovens e dá a oportunidade para a juventude se mobilizar e participar ativamente das decisões do município”, completa a coordenadora.
      O vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, que passou pelo evento no domingo pela manhã, elogiou a interação dos participantes da feira e do público durante as apresentações de teatro, dança e capoeira. “A iniciativa da feira cultural é muito interessante. Volta Redonda tem muito o que apresentar na cultura. Tudo vai de encontro com a política municipal para juventude, principalmente aos jovens que estão participando da Jornada Mundial da Juventude.  Enquanto aqui no Memorial acontece esta feira, simultâneo tivemos um brilhante concerto com os alunos do projeto Cidade da Música, no Cine 9 de Abril.  Foi um domingo muito especial para a cidade, que vai completar 59 anos, na próxima quarta-feira”, disse Paiva.