Siga no kwai Adeilson Guia LOcal de Penedo RJ

domingo, 10 de junho de 2012

FIQUE DE OLHO

De volta?
A CSA, quando foi implantada, se tornou uma alternativa para empregados da CSN em busca de salários mais altos.
*
Agora, existe a possibilidade – ainda não confirmada – de a usina ser comprada pela empresa de Benjamin Steinbruch.
*
Se isso acontecer, muita gente que trocou o trabalho na siderúrgica de Volta Redonda por um emprego em Sepetiba vai voltar a ter o patrão de antes.
*
Oficialmente, a CSN descartou interesse, mas procurou a Vale para pedir informações.
*
Aliás, a própria Vale, que é sócia minoritária no empreendimento, negou interesse em comprar a parte dos alemães.
*
O grupo alemão Thyssen está vendendo a usina por causa da crise na Europa.

Convenções
As convenções partidárias para escolher candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que concorrerão nas eleições em outubro deste ano podem começar a partir de amanhã, segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As convenções também devem definir se haverá coligações com outras legendas, e podem ocorrer até 30 de junho.

Propaganda
Embora a propaganda de candidatos só seja autorizada a partir do dia 6 de julho, a legislação permite que os pré-candidatos façam propaganda entre seus correligionários 15 dias antes da convenção do partido.
A propaganda deve se limitar a faixas e cartazes perto do local da convenção, sem o uso de outdoors ou inserções em rádio e televisão, e deve ser retirada assim que a convenção terminar, sob pena de multa aos envolvidos.

Fora do ar
O calendário eleitoral também determina que a partir deste domingo e até o final das eleições, candidatos que concorrerão a um cargo eletivo em 2012 não podem mais apresentar programas de rádio e de televisão, nem participar como comentaristas.
O prazo para desincompatibilização varia de acordo com o cargo ocupado pelo candidato.

Por falar nisso
Pelo menos para as eleições de outubro, as coligações para vereador ainda devem valer.
O Senado Federal adiou a análise do Projeto de Emenda à Constituição que proíbe coligações para cargos proporcionais – deputado e vereador.

Estratégia
Coligar partidos para a proporcional pode ser útil para legendas com poucos candidatos – ou sem grandes puxadores de voto.

Como funciona
Quando dois partidos se coligam para a proporcional, a soma dos votos dos candidatos das suas legendas é que vale para o chamado coeficiente eleitoral – o “número mágico” que define quantos candidatos serão eleitos e que corresponde á quantidade de votos válidos no pleito dividida pelo número de cadeiras.

Por exemplo
Volta Redonda vai eleger 21 vereadores em outubro. Se a cidade tiver 199.500 votos válidos na eleição, o coeficiente será de 9.500 votos.

Somando forças
Dois partidos pequenos, que consigam, respectivamente, 4.500 e 5.500 votos, ficariam fora da disputa se concorressem individualmente, mas uma coligação formada por eles faria um vereador – o mais votado da coligação – e ainda teria chance de emplacar um segundo por média.

Mulheres
Coligações servem também para ajudar a cumprir a norma que estabelece que um terço dos candidatos devem ser mulheres.
Uma legenda com menos mulheres do que o estabelecido pode se aliar a outra em que haja mais do que o mínimo definido em lei.

Detalhe
Para o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB), as coligações proporcionais são feitas por partidos diversos que se unem sem qualquer compromisso com programas de governo ou afinidade ideológica.

Sem pesquisa
Ou existe alguma falha no sistema de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou ninguém pode falar nada em termos de pesquisas de preferência eleitoral em Volta Redonda.
Já começou o período em que pesquisas precisam ser registradas.
E até ontem à noite, o site do TSE não mostrava nenhuma pesquisa registrada – nem para vereador nem para prefeito – na cidade.

Reflorestamento
Uma parceria entre poder público, iniciativa privada e organizações não-governamentais vai viabilizar a restauração de 1,6 mil hectares de Mata Atlântica na área do Complexo de Lajes, responsável por parte do abastecimento de água e da geração de energia da Região Metropolitana. Esse complexo fica em Piraí e é mais conhecido dos moradores da região pela represa que existe no local.
O projeto, batizado de Jogos Verdes para um Planeta Azul, é uma das iniciativas do programa Jogos Limpos, da Secretaria do Ambiente e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vai compensar a emissão de gases estufa das Olimpíadas de 2016.

FONTE
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/mosaico/#ixzz1xQ3Smmxh