Siga no kwai Adeilson Guia LOcal de Penedo RJ

sábado, 21 de julho de 2012

Polícia Federal investiga jornal clandestino



A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (20) a investigação sobre a circulação de um jornal clandestino que estaria fazendo campanha contra o prefeito e candidato à reeleição Antônio Francisco Neto (PMDB), usando notícias falsas. O "jornal" - um tablóide de oito páginas chamado "Boca do Povo" - não tem, no seu expediente, nem nome ou CNPJ da empresa que o edita, e muito menos endereço.
Consta, no jornal, o nome da gráfica em que foi impresso: Hostgraf. A gráfica existe, fica em São Paulo, mas não tem sequer maquinário para imprimir jornais (trabalha com serviços rápidos de impressão de pequeno porte). A proprietária da gráfica, Virgília Silva Lacerda Moreira, quer processar os donos do tablóide, quando (e se) eles forem descobertos. Dezenas de milhares de jornais foram distribuídos por toda a cidade durante a semana.
O único nome real que aparece no jornal é do "diretor executivo", Luciano Campos. Ele seria um ex-funcionário de uma loja de informática e trabalharia também na área de produção de eventos. O DIÁRIO DO VALE conseguiu localizá-lo por telefone, mas ele se recusou a falar sobre o assunto. Porém, acabou confessando que "trabalha" para o grupo que fez o jornal.
O delegado da Polícia Federal Breno Adami, sediado na Delegacia de Volta Redonda - que iniciou as investigações -, preferiu não adiantar detalhes: "Só posso confirmar que estamos investigando este caso", disse ele.


O advogado João Silveira, que representa o prefeito, foi além da denúncia à Polícia Federal e protocolou também denúncia ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral. O advogado chama os responsáveis pelo jornal clandestino de "meliantes desqualificados escondendo-se no covarde anonimato, a mando de interessados em prejudicar a campanha" de Neto.


Capa destaca notícia falsa contra candidato à reeleição
Uma enorme foto do prefeito Neto com a manchete de meia página "Dinheiro de Cachoeira em Volta Redonda" remete a uma reportagem da página 4 do jornal clandestino. Mas, nem na página 4, nem em qualquer outra página, há notícia ou mesmo menção de qualquer envolvimento de Neto ou de Volta Redonda com o esquema do banqueiro Carlos Cachoeira.
Na verdade as únicas notícias realmente produzidas pelo tablóide, que não tem nenhum anúncio, foram as relacionadas a Neto. As demais foram copiadas de outros veículos na internet. Na página 3, uma entrevista com Valesca Popozuda copiada do site Vírgula, do UOL. Na página 2 notícias de esportes igualmente copiadas, uma delas da Agência Estado (do Estadão) que não permite reproduções não autorizadas.


Nas páginas internas, ataca convênio com a Caixa
Nas páginas internas do tablóide, a acusação é de que a prefeitura contratou a empreiteira Delta para fazer serviços no município. A referência é relativa a um antigo convênio entre a Caixa Econômica Federal, a prefeitura e o consórcio VR Ecologia (da qual a Delta era sócia), que venceu a concorrência pública. Este convênio foi assinado em 14 de setembro de 2007, no governo do ex-prefeito Gotardo Netto.
O contrato feito por Gotardo - e que continuou vigorando -, é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para urbanização de áreas carentes. Não há nenhuma irregularidade no contrato, segundo avaliou o Tribunal de Contas da União (TCU). Aliás, a execução do contrato era fiscalizada pela própria Caixa Econômica Federal (CEF). Pagamentos desta verba federal para áreas carentes, conseguida por Gotardo, só eram liberados pela Caixa após a verificação, pelo órgão, dos serviços realizados.
O volume total da verba conseguida por Gotardo foi de cerca de R$ 30 milhões. No governo Neto, que o sucedeu, os serviços realizados totalizaram R$ 4,6 milhões, que foram pagos pela Caixa Econômica Federal e repassados pela prefeitura ao consórcio que executou a obra, conforme previsto no convênio entre a prefeitura e o governo federal. Também neste caso, as prestações de contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União.
Dona de gráfica quer processar responsáveis
Virgília Silva Lacerda Moreira, dona da Hostgraf - que é citada pelo jornal clandestino como a gráfica que imprimiu o tablóide - nega veementemente que isso tenha acontecido. Virgília afirma que o nome da Hostgraf deve ter sido sorteado para aparecer no expediente do jornal.  Ela disse ainda que vai processar os responsáveis pelo jornal "Boca do Povo" por ter tido o nome de sua empresa incluído no expediente do periódico, sem que tivesse qualquer relação com o jornal.
- Isso é completamente impossível. Nem sei onde fica Volta Redonda. Tive que olhar no mapa do Google para saber onde é. Nunca fui ao Rio de Janeiro e não conheço ninguém nesse estado. Nunca ouvi falar desse jornal - dispara a empresária, acrescentando que sua empresa é registrada como gráfica rápida e usa uma máquina Multilith, de pequeno porte, para fazer impressos promocionais.
Pessoa que aparece como diretor acaba falando sem querer falar
Luciano Campos, que aparece no expediente como diretor executivo do "Boca do Povo", se recusou a falar do assunto com a reportagem do DIÁRIO DO VALE. Mas, sem querer dar declarações, acabou afirmando que "trabalha para um veículo de comunicação".

PELO FACEBOOK JORNAL BOCA DO POVO TAMBÉM FAZ CAMPANHA CONTRA O PREFEITO NETO
https://www.facebook.com/bocadopovovr


*Leia a entrevista, feita por telefone:
DIÁRIO DO VALE: Alô, é o senhor Luciano Campos?
Luciano Campos: Alô.
DV: Oi, Luciano, é do DIÁRIO DO VALE, tudo bem?
Luciano: Tudo bom.
DV: Eu posso te fazer umas perguntas para uma entrevista?
Luciano: Posso te ligar daqui a quinze minutinhos? Eu estou no meio da estrada.
DV: OK, eu aguardo sua ligação em quinze minutos.
Luciano: Se você quiser, pode me mandar as perguntas por e-mail e te respondo por e-mail.
DV: Não, não, eu prefiro fazer por telefone mesmo, porque eu tenho uma  certa necessidade de urgência.
Luciano: OK, eu te ligo em quinze minutos então.
DV: OK, até logo, tchau.
Cerca de meia hora depois, o repórter do DIÁRIO DO VALE telefona novamente para Luciano.
DV: Alô, Luciano?
Luciano: Isso.
DV: Oi, Luciano, é Paulo Moreira do DIÁRIO de novo. Tudo bem? Já dá para a gente falar?
Luciano: Ô Paulo, sobre o que seria?
DV: Olha, é o seguinte: primeiro eu queria confirmar contigo. Você é o proprietário do jornal Boca do Povo?
Luciano: Eu sou o quê?
DV: O dono do jornal Boca do Povo.
Luciano: Sobre isso, eu não tenho nada pra falar, tá bem?
DV: Não tem nada pra dizer?
Luciano: Não. Tá bom?
DV: Tá OK.
Luciano: Trabalhando para um veículo de comunicação eu acho que seria antiético da minha parte dar qualquer tipo de informação para outro veículo de comunicação.
DV: Você trabalha para o veículo. Você não é dono?
Luciano: É difícil. Sobre esse assunto eu não quero comentar. Você não me leve a mal, eu entendo sua posição, é sua profissão, mas sobre isso a gente não fala, tá bom?


FONTE Diario do Vale
 http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,60400,Policia-Federal-investiga-jornal-clandestino.html#ixzz21IAjTFBn