Siga no kwai Adeilson Guia LOcal de Penedo RJ

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Garotinho cobra “boquinha” no governo Dilma

Deputado carioca que sempre acusou o PT de ser o "Partido da Boquinha" ameaça sair da base do governo caso a presidente Dilma não inclua o PR, sigla da qual pode ser eleito líder na Câmara, como beneficiário de algum ministério em sua reforma



Crítico intenso do governo federal e do PT, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) pede hoje o que já condenou no passado. Prestes a ser eleito líder do PR na Câmara, o parlamentar carioca ameaça deixar a base do governo de Dilma Rousseff caso a presidente não inclua o partido como um dos beneficiários em sua reforma ministerial. Justo ele, que acusava o PT de ser o "Partido da Boquinha".
"A presidente substituiu o ministro do PCdoB no Esporte por outro do PCdoB. O do PMDB na Agricultura por outro do PMDB. O das Cidades no PP por outro das Cidades. O que o PR quer é o mesmo tratamento. Não queremos privilégios, vantagens, acordos espúrios. Queremos apenas o mesmo tratamento. E isso significa espaço político, não necessariamente nos Transportes", protestou Garotinho, sobre as mudanças feitas no primeiro ano de mandato.
O PR passou a adotar a postura de partido independente depois que o Planalto demitiu o presidente nacional da sigla, senador Alfredo Nascimento (AM), da pasta dos Transportes, após uma série de denúncias. Em seu lugar, nomeou Paulo Passos, que também é do PR, mas que não foi indicado pelo partido. Garotinho, porém, está cansado da "independência" e exige que o partido se defina como base ou oposição. "Essa situação é insuficiente. O partido não pode ser híbrido", afirma.
A verdade é que, caso Garotinho seja eleito líder da bancada, é possível que nem o governo o queira como membro de sua base. O deputado é crítico feroz das atuações do Planalto e, recentemente, pediu investigação ao Ministério Público que envolvia o ex-presidente Lula e seu suposto envolvimento com a ex-secretária da Presidência, Rosemary Noronha, alvo da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.
Mas Garotinho diz que Dilma garantiu que quer o partido na base e que chamará os novos líderes para uma conversa depois do Carnaval. "Esperamos ouvir da presidente o que ela pensa a respeito do relacionamento com o PR", afirma. O atual líder na Câmara, deputado Lincoln Portela, garante que a escolha de Garotinho como novo líder não afetará a relação do partido com o governo.