Siga no kwai Adeilson Guia LOcal de Penedo RJ

terça-feira, 31 de maio de 2011

O jogo já começou


Texto publicado no jornal O Globo, edição de 31/05/2011

Lindberg Farias



Na Rio+20, em 2012, todo o mundo vai olhar para o Brasil. Mas o jogo já está sendo jogado, com as decisões legislativas sobre alterações no Código Florestal. Cabe aos brasileiros optar: queremos ser, ante os olhos do mundo e nossa consciência, os predadores irresponsáveis, abraçados a velhas concepções e a um modelo econômico autodestrutivo e socialmente injusto? Ou preferimos vir a ser os verdes produtivos: potência ambiental e agrícola, ampliando conquistas sociais, reduzindo desigualdades, aprofundando a democracia e implementando um novo paradigma de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e ambiental?
A opinião pública internacional está atenta, assim como os consumidores estrangeiros de nossos produtos agrícolas. Se a via adotada pelo Brasil for a fragilização das defesas ambientais, nossos produtos pagarão o preço do boicote ou da depreciação competitiva no mercado globalizado. Cada produto carregará, para nossa vergonha e prejuízo, a mancha do descompromisso com uma política climática responsável. Iludem-se, portanto, os defensores de marcos legais permissivos, caso imaginem defender os interesses do agronegócio. Colados aos ganhos imediatos e a velhas práticas, não vislumbram os novos valores que se situam além do horizonte conjuntural. Felizmente, a liderança moderna dos produtores rurais começa a diferenciar-se e ocupar seu espaço na arena política, o que justifica otimismo.
O Código e a vulnerabilização de controles afetam, diretamente, nossas vidas e as de nossos filhos. Os alertas científicos sobre os riscos da elevação da temperatura do planeta merecem ser levados a sério. Nosso país e o Estado do Rio, em particular, vêm se convertendo em palcos de fenômenos climáticos extremos, cada vez com maior frequência e intensidade. Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o número de brasileiros afetados por desastres ambientais saltou, entre 2007 e 2010, de cerca de 2,5 milhões para mais de 5 milhões.
O debate sobre o Código Florestal constitui o ponto de encontro e de confronto entre os compromissos com o futuro sustentável e os apelos do passado patrimonialista e predatório. Tenho proposto que o Senado dê exemplo de maturidade, reconheça a extraordinária importância da questão e se disponha a ouvir todos os setores da sociedade, especialmente os cientistas, injustificavelmente excluídos das consultas, até aqui. A SBPC e a Academia Brasileira de Ciência constituíram comissão multidisciplinar para examinar a matéria e publicaram estudo, cujos resultados opõem-se à precipitação que tem marcado o processo legislativo em torno da questão.
É tempo de mais reflexão e conhecimento científico; menos retórica e imediatismo.


Lindbergh Farias é senador (PT-RJ).

Mais um passageiro fica preso na porta do ônibus em Volta Redonda


Valéria Ferreira, de 41 anos, residente da Rua Ceará, no bairro Retiro, ficou presa na porta o ônibus da Sul Fluminense quando desembarcava em frente a antiga garagem


Desta vez foi com um menino de 8 anos ficou preso ao desembarcar de ônibus no bairro São Luiz


Luiz Gustavo Franco da Silva, de 8 anos, ficou ferido ao tentar desembarcar do ônibus


Luiz Gustavo Franco da Silva, de 8 anos, ficou ferido ao tentar desembarcar do ônibus da Viação Sul Fluminense, no bairro São Luiz, em Volta Redonda, na tarde de ontem (30), por volta de 17h30.

A mãe do menino, Joana D`arc Candido Franco, de 31 anos, residente do bairro Dom Bosco, contou na delegacia que ela e o filho embarcaram no ônibus placa, LKL-8640, que faz a linha Ponte Alta-Candelária, no bairro Ponte Alta. Eles iriam desembarcar no bairro São Luiz, nas proximidades da Escola Municipal Juarez Antunes.
Antes que o menino terminasse de descer as escadas, o motorista teria arrancado com o veículo deixando a mão da criança presa na porta do coletivo. Luiz Gustavo caiu batendo a cabeça no suporte de ferro do ônibus. Joana que ainda estava dentro do ônibus, pois descia atrás do menino gritou para o motorista que parou o veículo e abriu a porta.
Luiz Gustavo foi socorrido no Hospital São João Batista. Ele será encaminhado para exame de corpo delito.



 No dia 10 deste mês, uma mulher ficou presa na porta de um ônibus ao tentar desembarcar e também registrou queixa na 93ª DP, Valéria Ferreira, de 41 anos, residente da Rua Ceará, no bairro Retiro, ficou presa na porta o ônibus da Sul Fluminense quando desembarcava em frente a antiga garagem da empresa, no bairro Retiro, na manhã de ontem (10), por volta de 7h.
Ela contou que estava descendo do ônibus que faz a linha Açude-Jardim Amália, quando o motorista fechou a porta e ela ficou presa. Segundo ela, seu pé esquerdo estava no último degrau e o direito já indo em direção a calçada quando a porta foi fechada.
Valéria disse ainda que chegou a ser arrastada pelo coletivo. Quando o motorista percebeu o fato, parou o veículo, abriu a porta, disse que providenciaria um carro para levá-la ao hospital, mas não esperou a chegada dele. Valéria então ligou para seu pai que foi buscá-la e a levou para o hospital.