Siga no kwai Adeilson Guia LOcal de Penedo RJ

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Delegado de Volta Redonda nem esquenta a cadeira

Delegado em situação desconfortável Prisão em Niterói de policiais trazidos recentemente para Volta Redonda constrange Adilson Palácio




Adilson Palácio delegado de Volta Redonda pode ser exonerado
 



Dois meses depois de assumir a delegacia de polícia de Volta Redonda, Adilson Palácio está prestes a deixar o cargo. A prisão de dois de seus principais auxiliares, trazidos da 81ª DP (Itaipu), criou para ele uma situação extremamente desconfortável. Os inspetores Ronaldo Antunes Blanco e Carlos Alberto Donato da Cruz Monteiro (que estava na chefia do Setor de Investigação da 93ª DP) foram presos pela Operação Alçapão, deflagrada pela Corregedoria de Polícia no dia 1º deste mês, por suposto recebimento de propina de contraventores do jogo do bicho e de máquinas caça-níqueis quando ainda atuavam, também sob o comando de Palácio, na delegacia da região metropolitana de Niterói.
A expectativa era de que Palácio - cujo nome não foi citado nas investigações da Corregedoria - fosse exonerado na sexta-feira (10), o que não aconteceu. Mas, segundo apurou o FOCO REGIONAL, a comunicação no Boletim Interno da Polícia Civil é aguardada para esta terça (14). Na semana passada, o delegado negou que tenha colocado o cargo à disposição e disse que via com naturalidade a mudança, que atribuiu à disposição de Chefe de Polícia, Martha Rocha, de efetuar mudanças nas delegacias do interior e não à prisão de seus auxiliares, entre eles seu braço direito. O chefe do Setor de Investigação é um dos postos mais importantes de uma delegacia.
Donato e Blanco (que antes de entrar para a polícia atuou como radialista no Rio de Janeiro) foram presos juntamente com outros seis policiais civis suspeitos de receberem propina. Também foram parar na prisão um ex-delegado e um agente penitenciário.
O mais cotado para assumir a delegacia de Volta Redonda é João Dias, atualmente na 94ª DP (Piraí). O detalhe é que, assim que a remoção de Palácio entrou na pauta da Chefia de Polícia, o nome que estava sendo mencionado para assumir a 93ª DP era Nilton de Almeida, hoje lotado na 9ª CRPI (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior). Porém, destino de Nilton, um dos mais antigos delegados da região, deve ser mesmo Piraí, para o lugar de Dias.

A troca na 93ª DP não é a única esperada, conforme o FOCO REGIONAL Online revelou em primeira mão na quinta-feira (9). No fim de semana estava sendo esperado na região o delegado Luís Zettermann, que é da região, já atuou em Volta Redonda e hoje é chefe de Gabinete de Martha Rocha. A vinda seria para fechar as mudanças, que incluem também a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e a 90ª DP (Barra Mansa). Na Deam, depois de quatro anos no cargo, a delegada Izabel Cristina Camargo Leite deve ceder o posto à Tatiene Damaris, que hoje atua como adjunta na 35ª DP (Campo Grande).
O destino de Izabel, no cargo desde janeiro de 2007 ainda não estava definido até o fechamento desta edição. Já em Barra Mansa a previsão é de que Georges Toth seja substituído pelo adjunto Ronaldo Aparecido.
Se todas as mudanças vão se confirmar ou não, ainda não se sabe. Afinal, como disse o próprio Palácio ao FOCO REGIONAL, "na polícia, assim como na política tudo que se prevê num dia pode não acontecer no outro". Até porque, o jornal pode assegurar, assim como na política, todos os delegados citados nesta reportagem estão, nos últimos dias, movendo suas peças no complicado jogo de poder que também marca a corporação.


Nenhum comentário: